quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Um filme de 1930 baseado no mito alemão da mandrágora, uma ficção científica de terror: "Alraune" (com legendas em inglês e alemão)

Uma mescla de ficção científica, esta versão de 1930 de "Alraune" (Mandrágora) é um remake de outra de 1928, também com a grande atriz Brigitte Helm no papel de Alraune
Segundo a descrição do dono do canal, "esta versão visou um maior realismo, mas ainda é baseada no mito original alemão". É interessante ler a descrição completa dada por "dobargodine' na página! 
O canal oferece legendas em inglês e alemão, o que é muito útil para os que estudam este último idioma, já que assim se pode parar o vídeo e se procurar o significado (em algum dicionário online) das palavras novas.


Alraune (Richard Oswald, 1930) (English and German subs)
Sobre o mito alemão:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alraune
https://en.wikipedia.org/wiki/Alraune
https://treepony.com/the-myth-of-alraune/

E aqui parte da tese de Michael Kobs na University of Missouri, com supervisão do Dr. Sean Ireton:
"THE ROOT OF ALL EVIL? – THE MANDRAKE MYTH IN GERMAN LITERATURE FROM 1673 TO 1913” by MICHAEL KOBS / Thesis Supervisor:Dr. Sean Ireton

Sobre Richard Oswald:
O diretor desta obra cinematográfica tão especial, Richard Oswald, um judeu vienense nascido e criado no Império Austro-Húngaro, escrevia e dirigia (pelo que entendi todos ou a maior parte dos) seus filmes, os quais chegaram a um total aproximado de cem, com um significativo número de filmagens de operetas:
https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Oswald

Do mesmo ano de 1932,  um remake de um filme homônimo de 1919, que é considerado um clássico do terror:
 "Unheimliche Geschichten" (1932) (O título em inglês tem aparecido com pequenas variações no Youtube: por vezes Uncanny, outras Eerie Stories/ Contos Sinistros)
https://www.youtube.com/watch?v=zP9mC5ZdCEg&t=25s
Nota: O comentário do 'Youtuber' Ben Rowe na página do vídeo alega que algumas cenas estariam fora de ordem (segundo a pessoa, 'em muitas partes (ele usou o termo lugares em inglês)', enquanto que em alguns casos seriam até mesmo repetidas. Não posso afirmar se ele está certo em dizer isto pois não tenho o filme original completo para verificar estes detalhes mas é a única cópia (e gratuita) que encontrei desta raridade até o momento.

"Diferente dos Demais/Outros" foi pioneiro e revolucionário em abordar o tema da homossexualidade ainda em 1919, tendo causado imensa polêmica na época, como seria de se esperar, obviamente, devido ao conservadorismo então vigente e que ainda se prolongaria por tantas décadas após se lançamento:
"Anders als die Andern" (Different from the Others)
https://www.youtube.com/watch?v=H3PBJmWWwGI

Postagem relacionada ao mesmo marcador:
http://alternativearth.blogspot.com.br/2018/01/um-filme-antigo-raro-com-uma-das.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário