segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

A importância de alunos não terem medo de cometer erros ao falar um idioma estrangeiro.

"Make Mistakes!" by Lucas Kern
https://learn-german-easily.com/make-mistakes

Embora o conselho do professor Lucas Kern se refira ao aprendizado do alemão em si, ele vale igualmente não só para o inglês como para qualquer idioma estrangeiro que se esteja aprendendo!
Você pode ler o texto do professor Lucas em inglês e, os que já estiverem estudando o alemão, podem também aprender as palavras ainda não conhecidas daquele idioma (pesquisando seus significados em dicionários gratuitos online).
Neste processo, você irá percebendo que há muitas palavras alemãs semelhantes às inglesas: são os chamados *cognatos do inglês no idioma alemão!
* cognatos: palavras relacionadas entre dois ou mais idiomas por uma origem comum

Atenção: Há de se ter cuidado, contudo, com os falsos cognatos, que em inglês são chamados de 'false friends'!

Falsos cognatos são palavras que dão a impressão de terem o mesmo significado mas que, no outro idioma, possuem sentido diferente, como, por exemplo, a palavra alemã"also", que está no campo semântico das inglesas "so/therefore/ thus/..." e não da palavra inglesa "also", que, no sentido de 'too' (também), corresponde à palavra alemã "auch": https://www.dict.cc/?s=auch

O curso de Lucas Kern oferece várias páginas com material gratuito aos que não podem ainda arcar com o material pago (como eu!) mas vale a pena para os que o puderem, comprar seu excelente material e, assim, aprender realmente a falar este idioma, que é de inegável importância cultural, por meio de seu método! Nele, a pessoa realmente vai desenvolvendo uma gradual mas segura autoconfiança na fluência oral do idioma, sem a usual tensão que sentimos com métodos convencionais, nos quais se vê, em geral, uma excessiva preocupação em se evitarem erros, sob a notória alegação de que eles facilmente se fixam na mente do estudante, caso não sejam corrigidos a tempo. 
Na verdade, tal tipo de abordagem dos citados métodos convencionais acaba por 'congelar' - e até mesmo anular de vez - toda a autoconfiança dos alunos, neste delicado processo que é o aprendizado de uma língua estrangeira - uma premissa que, em sua essência, e em última análise, é válida para toda aprendizagem em si!

Atualização (02/01/2018):
O professor Lucas Kern me fez a gentileza de enviar os links de postagens anteriores suas sobre os cognatos alemães com o inglês! As explicações do professor Lucas em geral vêm em inglês e, mesmo quando vêm em alemão, em geral são também acompanhadas da versão inglesa, assim você poderá praticar ambos estes idiomas irmãos:

Diversas páginas nas quais Lucas Kern aponta várias similaridades do alemão com o inglês:
https://learn-german-easily.com

Adjetivos de origem latina ou grega usados usados no alemão - e até mesmo alguns ingleses - com o mesmo sentido e pronúncia algumas vezes ligeiramente diferente:
https://learn-german-easily.com/same-meaning-in-german-and-english

Mais semelhanças entre o alemão e o inglês no antigo site do professor Lucas Kern:
http://leicht-deutsch-lernen.com/same-words-in-english-and-german

Alguns falsos cognatos do alemão com o inglês, apontados pelo professor Lucas, para que nós não nos enganemos quanto ao seu verdadeiro significado na língua alemã:
http://leicht-deutsch-lernen.com/same-word-different-meaning



Nenhum comentário:

Postar um comentário