quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Emocione-se com esta entrevista de Leonard Nimoy, o eterno Dr.Spock the Star Trek, falando de suas origens judaicas e sobre o idioma Yiddish.

O grande Nimoy recita um trecho de Hamlet em Yiddish ao início e, ao longo da entrevista - um verdadeiro documentário, por sinal - mostra fotos antigas de seus ancestrais judeus eslavos e sua saga desde a Europa até os EUA. 

Nela, ele deixa bem claro seu profundo amor pelo idioma iídiche, que o levou até mesmo a pagar sessões com uma psiquiatra que o falava fluentemente, apenas para ter com quem praticá-lo. E também expressa sua tristeza em ver que a língua estava desparecendo (felizmente, nos últimos anos, tem havido um movimento secular de renascimento e preservação deste verdadeiro tesouro linguístico).

Uma entrevista valiosa em si mesma, não só para os muitos fãs de *Sci Fi em todo o mundo, como também uma preciosidade em termos da história do povo judeu na sua Diáspora, tão extensa e diversificada e que tanto contribuiu para a cultura mundial em todos as suas expressões:
Leonard Nimoy's Mameloshn: A Yiddish Story
Postado pelo canal no Youtube do Yiddish Book Center
https://www.youtube.com/watch?v=9QAYvI5CC5s

*Sci Fi: forma abreviada da expressão inglesa Science Fictionou sejaficção científica.
Mameloshn ou Mame Loshn: expressão carinhosa em iídiche para se referir ao idioma, significando 'língua mãe/materna".

Eis aqui um link para um artigo sobre o documentário de Pierre Sauvage "Yiddish: The Mother Tongue", que foi, inclusive, ganhador do Emmy nesta categoria:
http://www.chambon.org/yiddish_en.htm

Este delicioso artigo de Zelda Kaham Newman de 2010 mostra que o idioma, felizmente, está sendo preservado pelas novas gerações de judeus seculares (e ortodoxos obviamente) de origem europeia:
https://forward.com/opinion/128813/the-mameloshn-is-still-a-mother-tongue/
Video relacionado:
"A Yiddish World Remembered (2002)"
Postado pelo canal do Youtube 
Lone yid
https://www.youtube.com/watch?v=1ZzxRghDjak

Nenhum comentário:

Postar um comentário